A tradição dos Clubes de Caça e Tiro (mais marcante na região de Blumenau – SC) foi introduzida no país juntamente com os antigos colonizadores que aqui chegaram.

Utilizado pelos imigrantes alemães como uma forma de promover encontros entre amigos, manter e disseminar a cultura e os costumes de seu país de origem e preservar o espírito de associativismo presente em seu povo, logo ganharam grande destaque no cotidiano do município.
Anualmente eram promovidos majestosos eventos para coroação dos reis do tiro, iniciando com desfiles pelas ruas da cidade até à sede do clube, onde eram iniciadas as competições. Ao final do dia era servido um banquete e organizadas apresentações de teatro, música e dança, dando continuidade às competições no dia seguinte. Ao final deste novo dia haveria um grande baile, onde o novo rei e seus cavaleiros eram anunciados.

Além da prática do tiro esportivo, um hábito bastante comum entre os imigrantes, os clubes também são voltados para prática de outros esportes e ascenderam como promotores de várias atividades de recreação voltadas à comunidade onde estão inseridos.
Hoje, apesar de todas as dificuldades enfrentadas e mudanças culturais, os clubes de caça e tiro sempre se fazem presentes nos desfiles comemorativos do município e na Oktoberfest, uma das maiores festas do Brasil, divulgando as tradições e costumes assim como era feito há mais de 150 anos.
A família Siewerdt está presente no Clube Blumenauense de Caça e Tiro desde a década de 80, cultivando amizades e ajudando a preservar as tradições e costumes do povo que nos deu origem.