Com o intuito de aprofundar as informações sobre as origens da família, no início dos anos 2000 encomendamos um pesquisa ao “The Historical Research Center ™” que traz um compilado de informações bastante interessantes, e que pode elucidar muitas dúvidas acerca da origem.
O resultado pode ser verificado a seguir.
HISTÓRIA DO SOBRENOME
Há uma explicação simples para o sobrenome germânico Siewerdt.
Este sobrenome é considerado um nome de família composto dos elementos “sieg” e “wardt”. De acordo com etimologistas, o sobrenome Siewerdt é de origem patronímica. Sobrenomes patronímicos são os que derivam do primeiro nome do pai de seu portador inicial. Neste caso, o sobrenome Siewerdt é uma variante do sobrenome Siegwardt, como são encontrados na Alta Alemanha, e Seward, como encontrado na Baixa Alemanha. Sobrenomes compostos similares, incluem Sieghard, Siegfried, Siegmund, Siegmand, Siegwienm, Siegmaier, Siegloch e Siegstein.
PRIMEIROS PORTADORES
Uma das mais antigas referências a este sobrenome, ou a uma variante, inclui o registro de Ulr Sigwart, um administrador de Esslingen em 1325. Outros registros mencionam Johann Georg Sigward de Winnenden, médico e professor de Teologia, assim como pastor e superintendente de Cuebingen em 1614, o batismo de Petrus Siewerdt, filho de Mattaeus e Barbara Siewerdt, ocorrido em Lichtenau, Ostpreussen, em 25 de junho de 1766, o casamento de Carl Christoph Siewerdt e Charlote Schlier, celebrado na igreja de Sankt Marien, em Prenzlau, Brandenburg, em 4 de fevereiro de 1821, Auguste Cherese W. Siewerdt, filha de Carl Gustav Siewerdt e Wilhelmine Friederike Cietz, batizada na igreja de São Pedro e Paulo em Grabow Stettin, Pommern, em 19 de novembro de 1843 e Gottfried Carl August Siewerdt, filho de Gottfried Siewerdt e Wilhelmine Benschneider, batizado em Sankt Mattaeus, Bredow, Pommern, em 26 de dezembro de 1870.

Brasão das Armas:
De azul, uma asna de prata; entre 3 lauréis entrelaçados de verde, postos 2 e 1.
Timbre:
Entre 2 chifres de búfalo de sua cor, 1 laurel entrelaçado das armas.
Origem:
Alemanha